<
Aquisição de Dados
Controladores
Condicionadores
Sistemas
Sensores
Cabos Especiais
Software
ENGLISH

Software

 
 
 

 

Lynx SignalVista (novo abr/2020)

Sabemos que as operações experimentais em campo são cheias de imprevistos e frustrações. Não queremos acrescentar nossos produtos à sua extensa lista de preocupações. Para isso criamos o programa SignalVista e a nova família de sistemas de aquisição de dados Lynx: ADS1400, ADS1500, ADS1800 e ADS2500. Cada um com suas características otimizadas para uma faixa de aplicações e orçamento, coordenados por uma interface de usuário simples, uniforme e eficaz.

Acreditamos que um software de aquisição de dados deve ser usado de forma segura, descomplicada e rápida, sem a burocracia preliminar de um “projeto” ou a necessidade de um “programa” em diagrama de blocos ou em linguagem de script.

O programa SignalVista foi projetado com uma interface moderna, voltado para a facilidade de operação, sem perder flexibilidade e funcionalidade. A operação completa de aquisição de dados se resume a cinco passos simples:

obs: o SignalVIsta suporta somente os produtos da nova linha.

 

1.Escolher os equipamentos a utilizar em uma lista

 

2. Escolher a frequência de amostragem

 

3.Definir o nome de um arquivo para gravação

 

4. Escolher os canais a serem gravados/visualizados

 

5. Iniciar a gravação

 

 

APRESENTAÇÃO CONTÍNUA DOS DADOS

Todos os sinais são apresentados continuamente, antes, durante e depois da gravação. Mesmo os canais não selecionados para gravação podem ser monitorados.
Sua apresentação é feita na forma de tabelas e gráficos, organizados em pastas para fácil acesso.

 

 

É possível também apresentar os dados na forma de displays para visualização à distância.

 

 

Para facilitar a elaboração de relatórios preliminares, o SignalVista conta com um recurso de copiar e colar gráficos, que podem ser levados facilmente para Word, PowerPoint1 ou qualquer outro programa de edição e apresentação.

 

 

CONFIGURAÇÃO DOS CANAIS


A configuração de cada canal é acionada de forma simples com um duplo clique sobre o nome do canal. Estando aberta, a janela de configuração permite que se ajuste qualquer canal de um equipamento.
Nessa janela é possível definir o nome do canal, unidade, limites de escala, tipo de entrada, escala de entrada, balanço / offset (se utilizado) e excitação (tipo e valor).

 

 

RECURSOS DE GRAVAÇÃO

O programa SignalVista grava seus dados em arquivos com a extensão .lsv. Além dos sinais gravados, esses arquivos incorporam os dados sobre sensores que foram utilizados e a configuração do equipamento de aquisição de dados. Isso garante completa rastreabilidade e capacidade de auditar os resultados, características fundamentais numa cadeia de medição e num processo de engenharia.
Ao final da gravação, os arquivos podem ser convertidos para o formato CSV (Comma Separated Values, que tornam os dados disponíveis para quase todos os programas de análise, incluindo Matlab e Excel1. Os arquivos podem ser convertidos também para o formato Lynx .ltx, permitindo sua análise diretamente com o programa AqDAnalysis.

Um recurso novo e exclusivo que o SignalVista oferece é a gravação parcial. Durante um ensaio muitas vezes ocorrem eventos de interesse que podem requerer uma avaliação de engenharia imediata, sem que a gravação do ensaio como um todo seja interrompida. O recurso de gravação parcial cria um arquivo com dados até o instante de seu acionamento. Vários acionamentos são possíveis. Os arquivos parciais podem ser retirados para análise, sem qualquer interferência com o ensaio em andamento.

 

Durante a gravação também é possível inserir no arquivo registros escritos relatando ocorrências de interesse. São chamados Eventos.

 

 

TRIGGER

A gravação pode ser disparada por um sinal que cruza um limiar. Os controles dessa funcionalidade estão agrupados na aba de Trigger. Sucessivas gravações com tempo determinado podem ser feitas com esse mecanismo de disparo.

 

 

CANAIS CALCULADOS


Um recurso poderoso do SignalVista é a definição de canais calculados em tempo real através de expressões matemáticas (fórmulas) que operam sobre sinais reais. Essas expressões podem envolver um repertório amplo de funções algébricas, logarítmicas, exponenciais, trigonométricas, estatísticas e de cálculo diferencial.

As fórmulas dos canais calculados podem incluir também tabelas definidas pelo usuário. Elas operam como funções e são úteis para a linearização de sensores, descrição de funções não lineares e tabelas de fatores experimentais de correção.

 

 

ANALISADOR DE ESPECTRO


O analisador de espectro é uma das mais poderosas ferramentas de visualização e interpretação de sinais disponível no SignalVista. Os analisadores estão vinculados aos sinais no tempo e vários analisadores podem ser mantidos abertos simultaneamente.

Cada analisador de espectro conta com vários tipos de janelas, diferentes modos de análise (pico, pico a pico, rms, potência, densidade de potência), tipos de escalas, cursores, capacidade de calcular médias espectrais e um detector de picos automático.

 

 

VERSÕES DO PROGRAMA
SignalVista – Todas as funcionalidades descritas.
SignalVista Lite – Funcionalidades básicas de configuração, visualização e gravação, excluindo canais calculados, análise espectral, trigger e gravação parcial.